Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Brasa Jazz Dub: Cleômenes Junior mistura jazz, dub e música brasileira em novo álbum

Segundo álbum do saxofonista e produtor chega às plataformas em 4 de setembro e ganha show de lançamento em Porto Alegre

Jazz, dub, música brasileira, ritmos latino-americanos e uma boa dose de psicodelia. É desse encontro que nasce “Brasa Jazz Dub”, segundo álbum do saxofonista, flautista, compositor e produtor musical Cleômenes Junior, que chega às plataformas de áudio nesta sexta-feira, 4 de setembro de 2026, pelo selo Frase Records.

O projeto foi contemplado pelo Edital SEDAC nº 32/2024 – PNAB RS – Música, com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

Com dez faixas, o disco aposta no groove como fio condutor e aproxima o jazz fusion da profundidade espacial do dub, passando por samba, baião, maracatu, reggae e ritmos latino-americanos. Sintetizadores, cordas, sopros, improvisações e elementos da música eletrônica completam a mistura.

Um álbum para ouvir — e sentir

Cleômenes Junior assina a composição, os arranjos, a produção e a direção artística do trabalho, com exceção de duas faixas compostas em parceria com Gilberto Oliveira.

Entre os músicos e convidados estão Gilberto Oliveira, Ariacne Trujillo (Cuba), Ras Vicente, Mateus Albornoz, Fernando Catatau e Lucas Fê, além de nomes como Tuti Rodrigues, Duda Raupp, Buguinha Dub e Jorginho do Trompete.

A produção também reúne profissionais premiados com o Latin Grammy, como Leo Bracht, Tuti Rodrigues e Duda Raupp, além de Sofia Vidor.

“O dub não aparece apenas como um gênero musical. Ele influencia a maneira como penso silêncio, repetição, profundidade e transformação”, explica Cleômenes.

Da tradição brasileira ao espaço sideral

O repertório passeia por diferentes paisagens sonoras. “Vila Nova” combina samba, improvisação jazzística, eletrônica e dub. Já “Brisa” aproxima afrobeat, funk e jazz fusion, ganhando uma dimensão orquestral com as cordas.

Em “Muvuka”, elementos do festejo peruano encontram bossa nova, jazz e ritmos afro-brasileiros. “Cariño”, com Ariacne Trujillo e Tuti Rodrigues, mergulha no universo cubano, enquanto “Iaia” coloca sax e berimbau em um curioso diálogo entre ancestralidade e futuro.

Outros destaques são “Madalena”, que mistura baião, bebop e dub, e “Brasa”, faixa que dá nome ao álbum e leva os ritmos brasileiros para uma atmosfera de reggae e stepper beat.

O disco ainda conta com “Radiola”, parceria com o lendário produtor britânico Mad Professor, aproximando reggae, jazz e dub com delays, processamento analógico e uma atmosfera cinematográfica.

“Radiola” e “Muvuka” foram apresentadas anteriormente em um single duplo, lançado internacionalmente pela Ariwa Records, selo fundado por Mad Professor e referência histórica na cena do dub.

Show de lançamento

Depois de chegar às plataformas, “Brasa Jazz Dub” será apresentado ao vivo em Porto Alegre.

Show de lançamento
Data: 8 de setembro de 2026
Horário: 20h
Local: Teatro Simões Lopes Neto
Endereço: Rua Riachuelo, 1089 – Centro Histórico, Porto Alegre.

Deixe seu comentário:

Menu

Sobre nós!

A Radiocultfm nasceu em 2009, com o objetivo claro de fazer uma programação variada e diferente de tudo o que é veiculado hoje em dia nas rádios. Continue essa viagem com a gente!